Serra do Corvo Branco

Urubici é um município repleto de atrações turísticas e uma das principais fica a aproximadamente 30 quilômetros de seu Centro: a Serra do Corvo Branco.

A Serra se localiza na divisa entre as cidades de Urubici e Grão-Pará, em um trecho de de belezas estonteantes, situada entre fendas e montanhas íngremes, a 1.470 metros de altitude.

Ela recebe este nome devido a uma ave, o Urubu-rei, que tem penas brancas e fazem ninhos no local, sendo que antigamente os moradores chamavam erroneamente de corvo, dando assim o nome da Serra: Corvo Branco.

Partindo de Urubici são 18 quilômetros de asfalto e 6 quilômetros de estrada de terra, porém é um esforço que compensa.

O caminho é repleto de curvas onde ficam localizados os mirantes, pontos para apreciar toda a beleza da vista e tirar fotos incríveis.

O seu principal atrativo é a parte conhecida como “garganta”, onde a estrada atravessa dois imensos paredões, num trecho que é considerado o maior corte em rocha arenítica do Brasil - sim! O corte do paredão foi realizado pelos construtores da estrada!

A estrada da Serra do Corvo Branco já foi considerada uma das mais perigosas do país, por isso é preciso ter muito cuidado ao descê-la, principalmente se o clima estiver chuvoso.

O ideal é chegar em seus mirantes por volta das 12 horas. Neste horário, em dias claros, é possível ter uma visão da Serra até o mar. Por volta das 15 horas a sombra começa a tomar conta da garganta, o que prejudica a paisagem (e as fotos), e quando a noite se aproxima a escuridão toma a rodovia devido à falta de iluminação.

Recentemente foi aberto um novo ponto de visitação na Serra. De propriedade particular, o empreendimento Altos do Corvo Branco permite a visitação de uma nova área, o que proporciona uma vista de cima da Serra.


A Serra do Corvo Branco é com certeza um lugar obrigatório para se visitar na Serra Catarinense. Uma estrada em meio a uma paisagem simplesmente impressionante com seus imensos paredões juntos a uma linda paisagem, som de pássaros e pequenas cascatas que ecoam pela serra. 

Reserve seu Chalé em Urubici